sexta-feira, 23 de março de 2012

OS SEIS PRINCIPAIS ARREPENDIMENTOS DE PACIENTES TERMINAIS



O Eu diante da Morte

De um modo geral, a idéia da morte nos remete aos sentimentos de perda, portanto, em tese, nos desperta sentimentos dolorosos. Essa é uma dor psíquica, naturalmente movida por sentimentos de tristeza, de finitude, de medo, de abandono, de fragilidade e insegurança.

Na espécie humana a dor psíquica diante da morte pode ser considerada fisiológica, mas sua duração, intensidade e resolução vão depender, muito provavelmente, de como a pessoa experimentou a vida. Diz um ditado: “teme mais a morte quem mais temeu a vida”.

Durante a fase de enfrentamento da morte, o paciente é estimulado a profundas reflexões sobre a própria vida; se lhe foi satisfatória sua trajetória de vida, se houve algum desenvolvimento emocional, se pode criar vínculos afetivos fortes e permanentes, se ele pode auxiliar a outros seres humanos. Orientado psicologicamente (cognitivamente) poderá ser possível que, apesar de doloroso, esse momento possa ter um importante e saudável balanço emocional.

"Refletindo sobre essa breve esplanação sobre o que acontece quando se estar em  um estágio terminal causado por alguma doença, podemos perceber que a maioria das pessoas ficam mais maléaveis a tudo. Andei lendo um artigo na internet sobre "Os cinco principais arrependimentos de pacientes terminais."

  • Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.
  • Eu gostaria de não ter trabalhado tanto
  • Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos
  • Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos
  • Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz
Queridos leitores desse blog, de fato esse pontos que foram colocados aqui fazem o maior sentido e são pura verdade. Temos que aproveitar a nossa vida não trabalhando demais, vamos expressar os nossos sentimentos para quem amamos, nossa família, amigos e concerteza sentir-se feliz. Mas não podemos esquecer o sexto ponto acrescentado por mim, nessa postagem.

Eu gostaria de ter sido fiel a Deus e gastar meus dias para Ele.

 

ECLESIASTES  (cap. 12,1)·

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;

 

Queridos amigos, não existe nenhuma satisfação em aproveitar as coisas que a vida oferece, ser feliz ao lado de quem amamos se esquecemos de viver sem a presença de Deus ao nosso lado, é viver em vão quem não acredita em uma nova vida depois da morte.

Como diz o Apóstolo Paulo na  Primeira Carta aos Coríntios Cap. 15.19:

Se esperamos em Cristo só nessa vida, somos os mais miseráveis de todos os Homens.

 

 

     

2 comentários: