sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reverência


Presenciamos muita irreverência em nossas igrejas. As crianças têm aprendido muito pouco sobre a reverência. O Senhor manda o profeta Habacuque dizer ao povo: “O Senhor está no Seu Santo Templo, cale-se diante dele toda a terra” (2.20). Este é um texto muito forte e claro. A alegria que nos traz à Casa do Senhor não é uma alegria irreverente, mas solene. Celebração não significa barulho, mas é caracterizada pela reverência, pelo zelo e pelo respeito. Precisamos aprender dia a dia que temos limites e padrões estabelecidos pelo Senhor na Sua Palavra.
Aprendamos a tratar as coisas de Deus com respeito, zelo e compromisso.

A Casa de Deus não é casa de falatórios, principalmente na hora do culto.

Ao iniciarmos o culto, ao som do piano, o nosso coração deve entrar em adoração profundamente espiritual e, portanto, coerente com o ensino das Escrituras. Todo o nosso ser deve estar focado no Senhor.

Afinal de contas, o que é REVERÊNCIA?Respeito, respeitabilidade, consideração, atenção, cortesia; deferência, decoro, interesse, resguardo, cautela, honra, estima, conceito, apreço, altar; veneração, admiração incondicional, culto, admiração, dedicação, devoção; contemplação, homenagem, fidelidade, lealdade, obediência, genuflexão…” (Azevedo, 451).

Será que este conjunto de significados destas palavras não nos sensibiliza?

Sejamos sempre reverentes. Deus merece o melhor culto, cujo conteúdo deve ser de: Oração, quebrantamento, silêncio, atenção, comunhão, pureza, santidade, verdade, sinceridade, alegria, amor, bondade, respeito.

No culto verdadeiro há reverência, temor e tremor. O culto verdadeiro é constituído de relacionamento com o Senhor e com o próximo em profundo amor e respeito.

Não custa a reverência para aquele que sabe, crê e entende o que Jesus Cristo fez por ele na cruz e na ressurreição.

Para os regenerados, nascidos de novo, reverência é algo familiar, próprio. Sabemos muito bem que o custo da reverência é a partir de Cristo, da nossa experiência com Ele. A nossa resposta é a obediência.

Aprendamos com Jesus o que é ser reverente dentro e fora da Casa do Pai.

Quando somos reverentes Deus é glorificado. Desejamos glorificar a Deus?

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ
Colunista deste Portal
pitzerjacob@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário